Economia

Hospital militar em Salvador vai dobrar de tamanho

O futuro das instalações do Hospital do Exército, um dos prédios mais antigos de Salvador (BA), foi definido. A ideia de transferir a unidade para área da Polícia do Exército, na Av. Paralela, foi descartada. Em vez de construir novas instalações, o edifício localizado no bairro de Brotas, passará por mais uma reforma. O edital para escolha da empresa responsável pela obra foi divulgado hoje (26 de agosto). 

Olho Público apurou que a decisão pela reforma é uma questão de economia, ou seja, sairá mais barato para o Exército reformar o prédio da Ladeira dos Galés. Com a construção de mais 7,5 mil metros quadrados, o Hospital do Exército dobrará de tamanho. Serão construídos novos prédios e um edifício-garagem. 

Embora não seja tombado, o Hospital do Exército tem valor histórico. Naquele terreno ainda existem reminiscências do Solar do Barão da Castro Neves, que em 1872 foi adquirido para alojar o Hospital Militar. No interior da unidade de saúde existem peças de decoração alusivas à atuação do Exército, inclusive um vitral que homenageia os “heróis” de Canudos. 

Fonte militar consultada por Olho Público informou que a reforma do Hospital do Exército preservará a parte histórica do prédio. Em breve, o blog informará o valor investido na obra e se a reforma terá impacto no atendimento a militares, pensionistas, servidores civis e dependentes. 

Escola de Saúde em Salvador 

Outra novidade que Olho Púbico antecipa em primeira mão é transferência da Escola de Saúde do Exército para Salvador. A unidade, que realiza concurso para médicos, dentistas e farmacêuticos interessados em fazer carreira como oficial do Exército, é sediada no Rio de Janeiro. 

A nova Escola de Saúde do Exército funcionará no bairro da Pituba, na área da Escola de Formação Complementar do Exército e do Colégio Militar. Com a mudança, médicos da Bahia aprovados no concurso não terão que migrar para o Rio. A inauguração da nova Escola de Saúde do Exército deve acontecer em 2022. 

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.