Segurança

BOPE baiano finalmente ganha drone

Está esclarecido o fato de o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar da Bahia não ter utilizado drone durante a operação em Salvador (BA) que resultou na morte do PM Wesley Góes, no final de março. Somente agora, sete anos após a sua criação, é que o BOPE passa a ter um drone para chamar de seu.

Olho Público sabe que havia um drone sobrevoando a área do Farol da Barra durante o cerco ao policial surtado, mas aquele equipamento pertence a outra unidade da PM, o Grupamento Aéreo (GRAER). O blog não tem condições de avaliar se o drone foi ou não bem utilizado naquele momento, mas é estranho o fato de que a compra de um equipamento deste tipo para utilização do BOPE tenha demorado tanto.

O Comando da Polícia Militar da Bahia não respondeu às questões enviada por Olho Público. Considerando o valor pago pelo equipamento (R$ 89 mil), é provável que o modelo adquirido pelo BOPE seja o 300 RTK, do fabricante DJI, com alcance máximo de 15 km. Esse aparelho é idêntico ao drone utilizado pelo GRAER.

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.