Segurança

Game “Minecraft” está na mira do Ministério Público da Bahia

Um dos jogos para computador, consoles e celulares mais populares do mundo, com mais de 126 milhões de jogadores, virou alvo de um inquérito civil do Ministério Público da Bahia. O caso começou a ser analisado em 2019, pelo Núcleo de Crimes Cibernéticos. O objetivo do processo é apurar “a existência de jogos destinados ao público infantojuvenil, com conteúdo de ‘apologia e incitação a crimes contra a vida’ denominado ‘Monster School’”.

Apesar de não haver referência direta a Minecraft, Olho Público apurou que Monster School é um mod (abreviatura em inglês para modificação) para o game. Há uma infinidade de mods disponíveis para download, sendo que a maioria foi criada pela própria comunidade de usuários. Existem várias versões de Monster School, pois um mod também pode ser adaptado por fãs e relançado.

Na prática, ninguém é obrigado instalar mods com conteúdo violento ou não recomendável para crianças e adolescentes. Existem modificações interessantíssimas para o Minecraft, a exemplo de Solar System Mod, que cria uma experiência de visita a outros planetas do sistema solar.

Olho Público não é fã de games e nem entende muito do assunto, mas espera ter dado uma singela contribuição ao trabalho do Ministério Público.

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.