Economia

PIB da Bahia: setor de serviços sofreu tombo histórico em 2020

Análise feita por Olho Público dos dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia em 2020, divulgados na semana passada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) revela a dimensão do impacto da pandemia de COVID-19 na economia baiana. O setor de serviços, que é o principal pilar da produção de riqueza, sofreu uma queda de 6,4%, o que representa o maior tombo desde 2003.

Fazem parte do componente serviço atividades como comércio, transporte, atividades imobiliárias, educação e saúde, dentre outras. Historicamente, entre os três principais setores da economia baiana, serviços é que tem peso maior. A participação do setor de serviços é muito maior do que a soma dos valores adicionados pela indústria e pelo o setor agropecuário da Bahia.

A queda histórica registrada pelo setor de serviços no PIB da Bahia de 2020 (-6,4%) foi puxada por atividades como comércio (-7,2%) e transportes (-6,1%). Conforme comunicado divulgado na semana passada pela SEI, o PIB da Bahia em 2020 apresentou retração de 3,4% na comparação com 2019. Este resultado é ligeiramente melhor do que o do PIB nacional, que encolheu 4,1% em 2020.

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.