Saúde

Pesquisa vai detectar se há novas mutações do vírus da COVID-19 na Bahia

Localizado em Salvador, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) fará nova investigação das amostras com resultado positivo para COVID-19 coletadas na Bahia. Um dos objetivos desse trabalho é verificar o surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2.

Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do agente causador da COVID-19, o LACEN já detectou pelo menos 13 variantes em circulação na Bahia, entre elas a de Manaus e a da África do Sul, ambas com maior potencial de disseminação.

Olho Público perguntou à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) quando esse trabalho será concluído, mas ainda aguarda resposta. A investigação envolve dados de sequenciamentos genéticos feitos por laboratórios públicos estaduais, mas também prevê a participação de laboratórios privados, mas sem custo para a SESAB.

Se uma nova variante for detectada, a divulgação da descoberta precisa seguir um protocolo estabelecido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, que só fará o anúncio oficial após realização de investigação clínica, epidemiológica e laboratorial.

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.