Política

Salvador doa área de horto florestal

A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) na Bahia aceitou, da prefeitura de Salvador, doação “com encargo” do antigo Horto Florestal do Cabula, uma área de 377 mil metros quadrados, localizada entre os bairros do Cabula, Arraial do Retiro e Mata Escura. Em 1956, o terreno já tinha sido doado para o Ministério da Agricultura, que ficou responsável pela criação do horto.

Na prática, o Horto Florestal do Cabula nunca saiu do papel e a gestão daquela área acabou virando um jogo de empurra entre o Ministério da Agricultura e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.

Com o passar dos anos, o Horto Florestal do Cabula sofreu degradação e invasões, passando a funcionar como rota de fuga para marginais. Naquele local, existe o dique do Prata, que já teve importante papel no abastecimento de água em Salvador. O Horto Florestal do Cabula também abriga locais de culto para praticantes do candomblé.

Olho Público aguarda resposta da assessoria de comunicação da SPU para saber qual será o destino do terreno do Horto Florestal do Cabula, que é cortejado por ONGs e ambientalistas para projetos de revitalização e educação ambiental. Essa matéria será atualizada assim que a resposta chegar.

> Leu essa matéria em outro local? Saiba que ela foi publicada originalmente por Olho Público. Todas as informações publicadas aqui são dadas em primeira mão, mas podem ser republicadas, desde que Olho Público seja citado como fonte da informação.